Decorar o ambiente é um momento de prazer e arte. Deixar o lar aconchegante ou moderno, alegre ou rústico, é o que permite que o seu espaço tenha a sua cara!

Várias tendências vêm e vão, sendo assim, algumas cores se destacam por mais tempo, e os tons de rosa chegaram para ficar. Agora, além dos tons de rosa serem top nas passarelas, você pode ter essa linda cor por toda a casa, pois ela tem variações que vão dos tons mais delicados até os mais fortes e vibrantes.

No post de hoje mostraremos a você as tendências dos tons de rosa e qual é o mais indicado para cada ambiente. Saiba como utilizá-los na decoração do seu lar e o que cada tom oferece de melhor. Prepare-se para escolher o seu preferido, ou melhor, os tons preferidos!

Rosa Millenial, a cor do momento

Esse famoso tom de rosa é tão especial que, mesmo não sendo escolhido oficialmente como a cor do ano pela Pantone, vem tomando conta da cena e sendo escolhido pelas pessoas como a cor do momento. É uma tonalidade suave, porém não chega a ser um tom pastel.

 

Pode ser combinada com várias outras cores, e a proposta desse ano é simetrizar o Rosa Millenial com o Ultra Violet, a cor eleita para 2018. Você pode fazer a junção dessas duas cores, criando uma harmonia singular entre o violeta e o rosa.

As cores não são somente pontos decorativos, elas são elementos arquitetônicos, e o Rosa Millenial  vai realçar o ambiente em que for usado. As cores podem provocar sensações, emoções e influenciar o nosso humor, dessa forma, essa tonalidade vai trazer calma e serenidade ao recinto.

Onde usar? A cor pode ser usada em paredes inteiras e demais texturas. Por estar entre as cores delicadas, ela vai combinar mais com quartos e salas. Porém, você pode dar o seu toque de personalidade e ousar onde achar melhor. Não tenha medo de usar e abuse da cor em pequenos detalhes. Assim, os seus amigos e familiares vão notar que aquele detalhe de Rosa Millenial não é só tendência, mas tem também um jeitinho especial todo seu.

Rosa rústico feminino e forte

Nesse mix de tons de rosa, a pegada é forte e feminina. O Rosa rústico veio para mostrar força e beleza! E é claro que não precisamos dizer que texturas e fibras caem super bem com esse tom.

O Rosa rústico tem a tonalidade mais escura, mas não chega a ser magenta. É uma cor mais escura, porém um rosa escuro envelhecido. Se você tem um ambiente em casa com vários móveis de madeira aposte nessa tonalidade de rosa tanto nos objetos quanto em uma das paredes, como a parede da cama, por exemplo.

Faça o teste, mesmo que a sua casa não seja no campo e você não possua móveis rústicos ou de madeira, use essa tonalidade em peças com texturas de diferentes formas. Esse tom envelhecido será o diferencial para o objeto e, assim, você poderá usá-lo como peça decorativa.

Rosa Quartzo a elegância da pedra

Eleito em 2016 a cor do ano, a elegância do Rosa Quartzo chegou para ficar. Inspirado no cristal Quartzo rosa, que significa amor próprio, aceitação e perdão, essa tonalidade está estampada desde maquiagens até as peças de cozinha e sala de jantar.

Além do seu significado, esse tom de rosa pode fazer parte de qualquer ambiente. Segundo decoradores, é um tom que combina com qualquer tonalidade de pele e, por isso, combina com as pessoas. O rosa é uma cor que acalma as pessoas, ela transmite serenidade e tranquilidade. Quer ter sensação de paz no ambiente? Então, use tons de rosa.

Rosa fúcsia para os detalhes

Esse é de personalidade forte. O rosa fúcsia, ou magenta, que é a combinação do rosa com roxo, tem uma tonalidade bem mais escura e fica perfeito em detalhes. Quer destacar algo no ambiente? Essa é a cor ideal. Considerada uma tonalidade alegre e vibrante, pode ser usada em almofadas na sala, uma poltrona de couro bem no meio do quarto ou num canto da sala.

Você pode alegrar e iluminar o ambiente com peças rosa fúcsia por toda a casa, não há limite para quantidade. Você pode, até mesmo, criar alguns tons sobre tons, usando outras tonalidades de rosa, nuances de cores que combinem.

O Rosa brincando e harmonizando com outras cores

O Rosa é uma cor muito versátil, harmoniza e brinca com várias outras cores e texturas. Há brincadeiras dizendo que o rosa é o novo preto, não por similaridade no tom, mas por combinar com quase tudo.

Os tons de rosa podem ser usados em lugares inusitados, como a porta de um dos quartos. É divertido brincar com as cores, use a imaginação! O espaço ganha outra vida sem gastar muito, apenas introduzindo uma cor alegre.

E o que dizer dos tons neutros de um ambiente? Imagine tons de rosa em uma sala de paredes cinza? Só de imaginar você vê o clima um pouco mais pesado do ambiente sendo quebrado, não é mesmo? Tente isso em algum espaço da casa que tenha cortinas e móveis em tons mais sérios. Essa dica é simples para não errar na decoração. Você verá a alegria tomar conta do lugar!

Tudo pronto! Você tem em mãos uma sequência de dicas interessantes para decorar o ambiente com os mais variados tons de rosa. E não é só isso, você agora pode combinar o amado rosa com outras diversas cores e fazer do seu espaço um lugar moderno, contemporâneo e cheio de personalidade.

Seja para trazer paz ou alegria ao ambiente. O rosa veio para cumprir bem esse papel. Veio para trazer lembranças de uma época ao mesmo tempo em que cria novas. Deixou de ser só romântico, para ser forte, alegre e elegante, tudo isso ao mesmo tempo.

E o que você achou do post de hoje? Gostou? Quer ficar por dentro de cada novidade? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.