Quando o assunto é decoração de interiores, o uso da criatividade é sempre bem-vindo! Afinal, nada melhor do que sair do óbvio e inovar na composição do nosso lar. Contudo, algumas dessas ideias surpreendentes podem se tornar um verdadeiro desafio para o projeto arquitetônico.

Um bom exemplo é a tubulação aparente, que vem sendo utilizada entre os especialistas da área. Bastante presente no estilo industrial, essa técnica é perfeita para garantir um visual original em espaços comerciais ou residenciais.

Então, ficou interessada? Neste post, você descobrirá todas as vantagens, variações e como incluir essa proposta no seu ambiente. Continue lendo e confira!

Confira as vantagens de usar a tubulação aparente

Opção econômica

Não há dúvida de que essa instalação oferece significativa redução dos custos na obra. Afinal, com a tubulação aparente, você não precisará se preocupar com materiais para ocultar a estrutura, como os tetos falsos ou gesso.

tubulação aparente

Praticidade

Quem nunca passou por problemas elétricos ou com a tubulação em casa? Ainda que incômodos, esses acontecimentos são muito comuns. No entanto, ao investir nessa técnica você terá muito mais praticidade para solucionar transtornos, já que não precisará quebrar paredes.

tubulação aparente

Flexibilidade

Vivemos hoje em constante mudança, e isso também vale para nossa casa. Com o passar do tempo, nossas necessidades mudam e precisamos acrescentar uma tomada onde não existia ou modificar o layout do nosso projeto de interiores.

Pense que, nesses casos, você terá muito mais facilidade para fazer adaptações ou mesmo uma simples manutenção.

 

Conheça as variações desse estilo

Além das vantagens citadas, a tubulação aparente traz ainda uma enorme variedade de estilos — e você poderá decidir entre a que mais se encaixa no restante do espaço. Tal diversidade pode estar presente no material, nas cores dos tubos ou na escolha do cômodo de instalação.

Local

Engana-se quem pensa que essa técnica se limita apenas aos espaços de convivência, como a sala de estar. É possível adaptá-la em qualquer ambiente, sendo comercial ou residencial, dos pequenos aos mais amplos. E a proposta vale também para quartos, cozinhas ou lavabo.

Cores

Para levar mais charme à sua combinação, que tal incluir um pouco de cor? Aqui, você poderá pintar a tubulação aparente em diferentes tonalidades e criar um visual único e descontraído.

Uma boa sugestão é utilizar as cores para identificar os diferentes tipos de instalações. Já imaginou incluir um tom diferente para a parte hidráulica e outro para a elétrica? Divertido, esse método também facilitará muito na hora da manutenção!

Materiais

Para se manter em equilíbrio com o restante da decoração, você pode utilizar diferentes materiais na sua instalação.

As peças em PVC e em cobre são as mais buscadas para essa finalidade. O cobre, por sua vez, está em alta no design de interiores e é perfeito para proporcionar uma atmosfera nobre e acolhedora para o espaço.

Outras utilidades

Você deseja uma decoração original e que fuja dos padrões tradicionais? Então, utilize os mesmos materiais da tubulação aparente para criar outros elementos na sua decoração!

Alguns bons exemplos são os acessórios, como prateleiras, estantes ou araras de roupas produzidas a partir de canos metálicos ou de PVC.

 

Tenha cuidado com o planejamento da sua instalação

Para uma instalação eficaz, é preciso ter em mente alguns passos básicos, que vão desde um bom planejamento arquitetônico aos cuidados diários com a estrutura. Antes de tudo, procure um profissional experiente e qualificado para traçar um projeto detalhado sobre os pontos de interruptores e demais terminações.

Inicialmente, será preciso pensar nos materiais utilizados, bem como na disposição dos conduítes. É fundamental que a fiação do transporte de dados, como a de internet e do telefone, não seja colocada nos mesmos conduítes da fiação elétrica, por exemplo.

Mais seguro, esse passo garante muita praticidade caso haja a necessidade de manutenção. Já para que a aparência fique sempre impecável, mantenha uma boa rotina de limpeza, evitando o acúmulo de poeira — que pode ficar visivelmente grudada nos canos.

Entenda a origem da tubulação aparente

Muitos não imaginam, mas a tubulação aparente é uma das principais características da decoração industrial. Apesar de parecer uma invenção recente, esse estilo que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos.

No período após a devastadora crise americana dos anos 1920, muitas fábricas e galpões localizados em regiões nobres de Nova Iorque foram abandonados. Isso fez com que aparecesse a proposta de adaptar tais ambientes e torná-los aptos a serem utilizados como moradia da população de baixa renda.

Sem divisórias, os espaços traziam características peculiares, com encanamentos à mostra, iluminação natural e paredes sem qualquer tipo de acabamento, fazendo com que os tijolos se tornassem destaque no visual.

Ao longo dos anos, o estilo conquistou o gosto de arquitetos e decoradores, que passaram a investir no uso de tubos hidráulicos, canos e interruptores de forma aparente na decoração.

Longe dos padrões que estamos acostumados a encontrar nos projetos de interiores, a decoração industrial é muito flexível e oferece grande liberdade para a criação de pontos estratégicos de iluminação no espaço, como as tomadas, interruptores, arandelas ou pendentes diversos.

Então, se você adora um estilo moderno, urbano e vive por dentro das tendências, essa é uma alternativa e tanto!

Você encontrará objetos que contam uma história, mas que, atualmente, foram repaginados e ganharam nova função. É o caso, por exemplo, dos suportes para máquinas que, após alguns anos, se tornaram mesas muito interessantes e ótimas para complementar a decoração de salas ou cozinhas.

Além disso, esqueça a ideia de uma paleta de cores chamativa e estimulante! Dessa vez, as tonalidades sóbrias são as protagonistas, e os tons de preto, cinza, marrom e petróleo marcam móveis, utensílios domésticos e elementos decorativos — tornando cada detalhe muito aconchegante e convidativo.

Enfim, gostou de saber mais sobre o uso da tubulação aparente? Agora, aproveite a oportunidade e confira também o nosso post sobre como usar a decoração industrial em um apartamento pequeno!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.