Sabe quando você tem aquela dúvida de como arrumar melhor a sala ou quando quer mudar a cara do seu ambiente, mas não sabe como? Um arquiteto ou designer de interiores é o profissional mais preparado para ajudar nessas situações de várias maneiras: por meio de um projeto completo, com reuniões presenciais ou por uma consultoria de decoração online.

Dentre os vários tipos de consultorias, as de decoração são as mais comuns e oferecem vantagens significativas tanto para os clientes, que têm suas necessidades atendidas, quanto para os profissionais, que aproximam mais a arquitetura do cotidiano das pessoas.

Pronto para saber mais sobre como uma consultoria de decoração online pode resolver seus problemas? Acompanhe nosso post!

O que é uma consultoria?

Nesse tipo de serviço, o profissional fornece uma série de orientações para os clientes, a fim de resolver os problemas de arquitetura que tenham no momento — desde decisões mais complicadas, como a compra de terrenos, até ideias mais simples, como escolha de cores.

É a alternativa mais econômica de contar com a ajuda de arquitetos e decoradores para cuidar do seu espaço. Existem várias diferenças entre projeto e consultoria de arquitetura, mas a principal é que a consultoria é bem-vinda quando você não precisa de um projeto detalhado ou quando o orçamento ainda não permite contratar esse serviço.

Uma consultoria de decoração online (ou mesmo a presencial) pode até evitar aquele quebra-quebra que intimida as pessoas que têm vontade de fazer mudanças em casa ao oferecer soluções mais práticas. A maioria das recomendações visa reaproveitar o existente, mudando a distribuição no espaço e alterando apenas os detalhes.

Como funciona uma consultoria de decoração online?

Uma consultoria de decoração online acontece de forma semelhante à presencial. O profissional procura entender as necessidades dos clientes para aquele ambiente, suas rotinas e personalidades, de forma a traduzir todas essas características espacialmente, permitindo que o cliente se identifique com a proposta.

O estudo sobre os clientes ocorre por vários meios: questionários e reuniões online. Assim, o arquiteto ou designer pode ter uma compreensão ampla das expectativas dos usuários quanto aos valores funcionais, estéticos e simbólicos que têm para aquele espaço.

Em seguida, o profissional reúne recomendações que atendam às questões levantadas pelos clientes, expressas graficamente em uma mini apresentação de projeto. Essa apresentação pode contar com imagens de uma maquete 3D, desenhos bidimensionais esquemáticos e pesquisas de revestimentos, móveis, cores e objetos decorativos.

Esse tipo de documento é necessário devido à impossibilidade de o profissional acompanhar o cliente durante a compra dos revestimentos, tintas e objetos. Com essas informações em mãos, é muito mais fácil para o cliente encontrar o que precisa sem acabar desviando seu foco e descaracterizando as recomendações do profissional.

Quais espaços podem ser atendidos por esse serviço?

Basicamente, qualquer ambiente pode ser atendido por uma consultoria, desde a sala de estar de uma residência, até a área comum de um edifício ou um ambiente corporativo.

Os objetivos também podem variar: decorar a casa sem gastar muito, rever os pontos e os tipos de iluminação, trocar a paleta de cores, mudar o layout dos móveis em ambientes de uma empresa, adaptar espaços com relação a critérios de acessibilidade e sustentabilidade, dentre vários outros.

Quais vantagens uma consultoria pode me oferecer?

Os benefícios de procurar um profissional por meio de uma consultoria são variados e vão de acordo com o foco desejado pelo cliente. Abaixo separamos alguns deles:

1.  Custo reduzido dos serviços

Como o profissional não precisará detalhar cada medida do seu projeto, nem buscar complementar as soluções arquitetônicas com projetos complementares, o custo do serviço é várias vezes menor em relação ao convencional.

No caso específico da consultoria de decoração online, o arquiteto ou designer também não terá a necessidade de se deslocar até o seu imóvel, nem você até o escritório. Isso também reduz custos, que serão calculados com base no tempo efetivo que o profissional vai empenhar na elaboração das recomendações.

2.  Planejamento do orçamento

Em um documento de projeto como o entregue por consultorias online, normalmente constam os tipos dos móveis, tintas e demais objetos que fazem parte das soluções propostas. Assim, é possível planejar as economias e executar os gastos com o foco no orçamento da família ou da empresa.

Além disso, um dos serviços possíveis de serem contratados numa consultoria é justamente o planejamento do orçamento e do andamento da reforma. Afinal, uma execução de projeto programada com inteligência faz toda a diferença para a satisfação dos clientes.

3.  Economia de tempo

As consultorias também têm como objetivo fornecer soluções rápidas que facilitem a tomada de decisão dos donos do espaço e permitam a aplicação de forma ágil, especialmente se os ambientes precisam apenas de modificações básicas.

Desse modo, a sua minirreforma fica pronta rapidamente e você pode receber seus amigos em casa ou voltar às atividades de trabalho com o mínimo de perda de tempo.

4.  Aproveitamento de espaços

Às vezes, tudo o que o seu espaço precisa é ser rearranjado para ser aproveitado ao máximo. Uma redistribuição do layout, por exemplo, pode liberar mais espaço para circulação, enquanto que uma reorganização de objetos decorativos em estantes e armários que parecem não comportar mais nada, revelam uma quantidade de espaço incrível.

Para esse tipo de solução, é essencial que o arquiteto receba as dimensões corretas do ambiente, das portas, das janelas e dos móveis nele inseridos, de forma a elaborar soluções que respeitem o espaço disponível.

5.  Cumprimento de novos requisitos

Caso a edificação seja mais antiga, talvez não conte com as necessárias medidas de acessibilidade e sustentabilidade, por exemplo. Hoje em dia, esses aspectos têm obrigatoriedade prevista em lei, que impõe que as novas construções sejam feitas já de acordo com as normas, e determina prazos de adaptação para edifícios anteriores a elas.

Se a área comum do seu prédio, seja residencial ou comercial, não cumprir as determinações de acessibilidade universal, procure a administração e apresente essa necessidade aos demais usuários da edificação.

A consultoria entra, nesse caso, antes do projeto, para estudar como essas modificações podem ser feitas de forma eficiente.

Quais cuidados devo ter ao contratar uma consultoria online?

Faça uma boa pesquisa sobre os profissionais que você encontrou online para descobrir se a situação deles está devidamente regularizada. Dessa forma, você se respalda contra qualquer coisa que dê errado durante a prestação de serviços.

Confira também os valores e formas de pagamento, os prazos de entrega e as possíveis reclamações feitas por outros clientes sobre trabalhos anteriores.

Além disso, ao enviar as fotografias, medidas e outros dados sobre os ambientes, procure conferir se todas as informações estão disponíveis — inclusive sobre os seus objetivos — a fim de evitar interpretações equivocadas.

Na entrega da documentação, confira se recebeu devidamente tudo o que foi acordado e, caso alguma informação esteja em falta, imediatamente entre em contato com os profissionais para esclarecer o assunto.

Gostou do nosso conteúdo? Depois de tudo isso, certamente você pôde compreender o quanto uma consultoria vale a pena, tanto pelas vantagens oferecidas, quanto pelo investimento tão acessível.

O Arquiteta Responde oferece serviços de consultoria de decoração online, para ajudar a tirar as suas dúvidas sobre arquitetura e design, e renovar o seu ambiente com criatividade a preços acessíveis. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.