A praticidade de um apartamento mobiliado pode ser a solução perfeita para muitas pessoas, principalmente as que estão em busca de um imóvel com certa rapidez, pois tiveram que se mudar por conta de estudos, trabalho e outras situações.

Ao contrário do que se pensa, um imóvel mobiliado, com itens de decoração, armários e móveis, não irá restringir as opções do comprador, nem retirar a personalidade, pois é possível encontrar o apartamento certo para cada estilo, ou somente ajustar pequenas coisas em cada cômodo. 

Vale dizer que a aquisição de um imóvel já mobiliado é uma alternativa de excelente custo-benefício, visto que é possível pular algumas etapas da mudança e evitar desgastes (como o transporte dos móveis e os custos da logística).

No fim das contas, o apartamento mobiliado é muito mais vantajoso do que optar por um local zerado, sem armários e sem nenhum tipo de estrutura.

No artigo de hoje, veja como escolher um apartamento mobiliado ideal e os principais benefícios desse tipo de imóvel. Acompanhe a leitura!

4 vantagens de um apartamento mobiliado

A escolha de um local já completo em questão de móveis não somente traz benefícios financeiros, como também ajuda a economizar tempo. 

Afinal de contas, os antigos moradores já procuraram uma loja de móveis planejados para montar o imóvel e, assim, há poucas preocupações adicionais.

A seguir, confira algumas das principais vantagens em adquirir, comprar ou alugar um apartamento mobiliado.

1 – Maior praticidade e economia

Quando você aluga um apartamento sem mobília, há um processo que envolve toda a questão de encontrar os móveis ideais para cada cômodo, calcular as medidas dos ambientes, escolher a decoração apropriada, entre outras atividades que demandam tempo e dinheiro.

Não é à toa que muitos moradores levam anos para mobiliar o apartamento inteiro. Aliás, em alguns casos, é preciso contratar mão de obra para a instalação dos móveis ou até modificar a estrutura da casa.

Diante disso, mesmo que o valor de investimento inicial em uma apartamento mobiliado seja maior do que um sem mobília, ao final das contas o preço a mais não chegará nem perto do investimento em móveis novos.

Inclusive, muitas pessoas preferem que os imóveis já tenham, pelo menos, armários. É o caso de móveis planejados para cozinha, visto que é preciso ter um local apropriado para guardar os utensílios domésticos e os alimentos.

Ainda em relação à praticidade e economia, o apartamento mobiliado reduz gastos com a mudança. Isso porque a mobília é o que mais pesa e ocupa espaço durante o processo, sendo necessário contratar transportadoras especializadas para o trabalho.

Sem os móveis, é possível levar roupas e pequenos objetos em viagens com automóveis comuns, sendo que os próprios moradores podem ficar encarregados disso.

Assim, mesmo que você tenha uma mesa saarinen lateral, é muito mais fácil transportar esse móvel do que um conjunto inteiro de armários, guarda-roupas e estantes.

2 – Facilidade na decoração

Ao mudar para um apartamento novo, é comum que os moradores queiram personalizar os ambientes conforme suas preferências. 

O fato do local já ser mobiliado ajuda muito nesse processo, pois é possível escolher um estilo com maior facilidade e encontrar elementos que combinem com os móveis dispostos.

Dessa forma, se o apartamento tiver um estilo mais industrial, é possível investir em um papel de parede tijolinho para a sala, deixando o ambiente com um ar mais agradável, aconchegante e sofisticado.

Além disso, personalizar a decoração pode ser uma tarefa muito mais simples, com a aplicação de alguns poucos ornamentos, deixando os moradores mais livres para investir em objetos para embelezamento dos cômodos.

Por exemplo, buscar por uma fábrica de estofados, com a intenção de comprar almofadas com diferentes tecidos para a sala, ou um novo jogo de cama.

As possibilidades são inúmeras, basta investir em criatividade.

3 – Sem necessidade de reforma

Quando colocamos móveis em um apartamento novo, nem sempre a mobília se ajusta perfeitamente ao cômodo. Ou seja, muitas vezes é necessário reformar o imóvel, furando paredes e adaptando as estruturas.

Essas modificações são frequentes em casos de cabeamento de rede e encanamento, gerando muitos transtornos para os moradores que precisam arcar com essas obras.

Com um apartamento mobiliado, é possível evitar todo essa dor de cabeça, visto que as reformas somente são precisas quando os moradores querem mudar alguma coisa por gosto próprio ou de familiares.

Mesmo assim, são reformas muito pontuais e que raramente exigem grandes obras, com gastos exorbitantes e um longo tempo para ficarem prontas.

4 – Ideal para quem vai ficar por pouco tempo

Os apartamentos mobiliados facilitam a vida de quem vai passar pouco tempo no local, como viajantes, estudantes e profissionais que precisaram se mudar por um período limitado. Assim, essas pessoas podem se mudar rapidamente, sem maiores transtornos.

Vale dizer que esses imóveis também são os preferidos para quem vai passar férias em algum lugar. 

Não é à toa que muitos apartamentos e casas de praia, além de contar com a mobília, também possuem acessórios extras, como telas mosquiteiras. Tudo para garantir o máximo de conforto aos hóspedes.

Mas, como escolher o apartamento mobiliado ideal?

Depois de descobrir as vantagens de um apartamento mobiliado, fica fácil perceber o porquê muitas pessoas dão preferência para esse tipo de imóvel. No entanto, é necessário ter atenção a alguns pormenores na hora de escolher o local adequado.

A seguir, confira algumas dicas para encontrar o seu apartamento mobiliado e evitar problemas futuros.

Faça uma vistoria completa

A vistoria é imprescindível para a aquisição de um imóvel, principalmente em contratos de locação. O documento atesta o estado em que o apartamento está na entrega das chaves, assegurando que o proprietário irá receber o local do mesmo modo.

Nesse sentido, para evitar desentendimentos que podem resultar em processos judiciais, recomenda-se uma vistoria minuciosa de todo o apartamento e da mobília.

Vale a pena testar todos os móveis e objetos da casa, descrevendo a situação de cada artigo. Para melhor compreensão, é indicado fotografar os ambientes.

Assim, se o apartamento possui uma cobertura de vidro, por exemplo, verifique se não há rachaduras, para que na entrega do imóvel, o proprietário não cobre uma reforma que não é de sua responsabilidade.

Pense no uso de cada mobília

Uma questão importante e que deve ser avaliada no momento de adquirir o apartamento é verificar o quanto a mobília realmente atende ao fim dos moradores.

Por exemplo, se um dos moradores trabalha home office, é importante que o imóvel tenha um cômodo próprio para escritório, com móveis adequados para esta finalidade.

Além disso, vale a pena verificar se os móveis estão bem dispostos, em áreas amplas e arejadas, com o máximo de aproveitamento dos espaços. Ou seja, ao verificar a mobília, leve em conta os seguintes pontos:

  • O aproveitamento inteligente dos cômodos;
  • A integração dos ambientes no apartamento;
  • A sensação de amplitude nos ambientes;
  • A integração da luz natural e a artificial;
  • O estilo de decoração do imóvel.

Desse modo, será possível perceber se o apartamento mobiliado realmente atende aos interesses dos moradores, em questões de infraestrutura, estética e economia.

Atenção ao contrato de aluguel

Seja qual for o tipo de locação, inclusive para pequenas temporadas, é importante ficar atento ao contrato de aluguel. 

O documento deve ser extremamente detalhado, com informações sobre o valor, vencimento de pagamentos, dados pessoais das partes, especificações jurídicas, entre outros dados.

O contrato de aluguel também deve incluir a vistoria completa dos ambientes, incluindo os móveis presentes. Em geral, após a assinatura do documento, o locatário fica responsável pelo conserto dos móveis e eletrodomésticos.

Todas essas questões devem ser explicitadas, a fim de evitar quaisquer transtornos ou atritos entre locador e locatário.

Conclusão

Como vimos, a aquisição ou locação de um apartamento mobiliado é muito vantajosa e, por conta disso, cada vez mais pessoas buscam encontrar um imóvel pronto, ao invés de gastar tempo e dinheiro com a reforma dos cômodos.

Engana-se quem pensa que, por ser mobiliado, há perda de personalidade dos moradores. Ao contrário, é possível decorar os espaços com mais praticidade, autonomia e gastar menos, já que os custos envolvidos serão somente com a compra de ornamentos pontuais.

Contudo, para aproveitar ao máximo os pontos positivos de um apartamento mobiliado, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes, em especial para contratos de aluguel. 

A realização de uma vistoria, em conjunto com a leitura atenta dos documentos, são práticas que asseguram os direitos de locadores e locatários.

Além disso, é preciso verificar se o apartamento mobiliado realmente atende às suas necessidades, visto que há muitas maneiras de dispor os móveis e personalizar os cômodos.

Com tudo isso em mente, é possível ter um apartamento mobiliado dos sonhos, aproveitando cada espaço do imóvel e adaptando-o conforme às suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.