Veja como usar a decoração industrial em um apartamento pequeno

A decoração industrial está cada dia mais presente no design de interiores contemporâneo, trazendo um pouco do charme urbano para dentro de casa. Ela teve início em Nova Iorque com inquilinos que passaram a buscar antigos galpões e os transformaram em grandes lofts. Mas vale lembrar que ela não está restrita aos grandes espaços e também pode ser facilmente aplicada em ambientes pequenos.

Se você adora o estilo e tem vontade de incluí-lo na decoração do seu lar, continue a leitura. Mostraremos algumas dicas de como você pode usá-lo em um apartamento pequeno e deixar tudo muito moderno e convidativo. Acompanhe!

Concreto, tijolos e metal

Alguns dos elementos mais característicos da decoração industrial são o concreto, os tijolos e os metais aparentes, assim mesmo, sem acabamento. Eles estão relacionados às construções primárias e são essenciais nesse estilo.

Tenha uma parede de tijolinhos, um revestimento de cimento queimado e aposte nas peças de metal, como estantes, mesas e escadas. E, se você quiser quebrar um pouco a sobriedade desses materiais, equilibre tudo com madeira e cores pontuais um pouco mais chamativas.

decoração industrial

Conceito aberto

Como os galpões industriais são amplos e sem barreiras, tentar mimetizar esses fatores no apartamento também é uma maneira de incorporar o estilo. Portanto, tenha sempre em mente o conceito aberto, que, além de tudo, ainda transmitirá a impressão de amplitude.

Para isso, quebre as paredes que dividem os ambientes e tente torná-los um só espaço. Por exemplo, una a sala de TV à sala de jantar ou a sala de jantar à cozinha e assim sucessivamente. A ideia é separar os ambientes somente com a decoração.

decoração industrial

imagem via impressiveinteriordesign

Encanamentos e vigas aparentes

Os encanamentos e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua do estilo industrial, portanto podem ser usados no seu apartamento para conferir instantaneamente o ar urbano e moderno que você procura.

A grande maioria desses itens podem ser deixados à mostra ou você pode escolher apenas alguns pontos específicos para destacar, como uma luminária ou abajur de apoio. Vale lembrar que contar com um profissional capacitado para a instalação é fundamental. Segurança em primeiro lugar!

decoração industrial

imagem via impressiveinteriordesign

Portas e janelas amplas

As portas e janelas amplas, feitas de vidro e ferro, também são itens marcantes da decoração industrial, afinal, fazem parte da arquitetura das antigas fábricas e armazéns que inspiraram o estilo. Assim como o conceito aberto, elas também são ótimas para espaços pequenos, pois permitem a entrada de luz natural e trazem a sensação de que o ambiente é maior do que parece.

Se possível, tente usá-las nos mais diversos ambientes, como sala de TV, sala de jantar, cozinha e quarto. Porém, caso não seja permitido, devido às regras do seu condomínio, tente instalar uma parede de vidro para aqueles cômodos em que você deseja uma divisória física, mas não quer perder a luminosidade.

decoração industrial

imagem via impressiveinteriordesign

Acessórios com pegada industrial propriamente dita

Por fim, para dar o toque final que deixará o seu lar do jeito que você sempre sonhou, é hora de investir nos acessórios com pegada industrial propriamente dita e complementar todos os espaços.

Aposte em luminárias metálicas mais rústicas, mesas de centro baixas com rodízios, válvulas hidráulicas como ganchos de parede, artes de rua, maquinários antigos como elementos decorativos, eletrodomésticos com um toque vintage e banquetas altas feitas de metal.

luminaria industrial

Sua casa deve ser uma extensão de quem você é, transmitindo toda a sua personalidade e estilo. Só assim você conquista um lar confortável, bonito e agradável. Esperamos que estas dicas sejam úteis te inspirem a deixar seu apartamento com a sua cara.

Agora que sabe um pouco mais sobre a decoração industrial, descubra também o tom que é matador no estilo: o cinza!

About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave A Response

* Denotes Required Field