cozinha, numa casa, é sinônima de reunir boas companhias para degustar uma refeição maravilhosa. Dessa forma, como os demais ambientes, deve receber o mesmo carinho quando se pensa na decoração. As cortinas para cozinha, então, deixam de ser um mero detalhe e se tornam itens essenciais para complementar o estilo decorativo da sua casa.

Os critérios de segurança devem ser priorizados, de forma a evitar submeter sua casa e sua família a riscos e acidentes. Só depois do cumprimento desses aspectos é que se deve pensar na praticidade e na estética.

Quer saber mais sobre cortinas para escolher o melhor modelo para sua cozinha? Acompanhe nossas dicas!

Por que eu preciso de cortina na minha cozinha?

As cortinas têm funções estéticas e práticas. São responsáveis pela proteção de aberturas, como portas e janelas, e completam a decoração dos ambientes, transmitindo aconchego, elegância e leveza.

Em cortinas para cozinhas, as características mais interessantes são praticidade, modernidade e delicadeza, de forma a não sobrecarregar o ambiente, que normalmente é repleto de equipamentos e armários. Mas atenção: se, diretamente sob a janela, prefira cortinas com uma estrutura mais pesada e que dificilmente voem em direção às chamas.

Quais são os principais modelos de cortina?

Existem vários tipos de fixação e modelos de cortinas que são ideais para cada cômodo, de acordo com o espaço disponível e as preferências pessoais dos usuários.

Varão

É a mais prática de manusear e instalar. O varão é geralmente de madeira ou metal, enquanto a cortina pode ser pendurada por ilhós, alças ou argolas. Podem ser feitas sob medida, mas também são facilmente encontradas prontas no mercado, sendo que as de alças são as mais econômicas na lavagem e na troca.

Trilho

É o tipo ideal para ambientes com pouco espaço disponível para fixação da cortina. O trilho pode ser fixado em cortineiros de gesso a partir do teto ou na parede, geralmente atrás de sancas. Assim como as cortinas de varão, são econômicas e de fácil manuseio, podendo ser sob medida ou compradas prontas.

 

Rolo

São as mais fáceis de limpar, pois são compostas por um tecido único, sem dobras ou emendas. Podem ser utilizadas em uma variedade de alturas — totalmente esticadas, à meia altura ou completamente recolhidas no rolo superior.

Romana

Cortinas desse tipo têm efeitos estéticos ótimos, tanto abertas quanto fechadas, e são as mais versáteis em relação a estilos decorativos. No entanto, em uma limpeza mais cuidadosa, é necessário amparo profissional.

Persiana

As persianas são as mais práticas em questões de manuseio e limpeza. Permitem diversas alturas o que possibilita o controle da quantidade de luz solar no ambiente, porém costumam ser mais frágeis e estragam facilmente se mal manuseadas.

Quais tecidos preferir em cortinas para cozinha?

Nesse aspecto, é imprescindível escolher tecidos leves, que permitam a passagem de iluminação e vento pelo ambiente. Essa leveza também se faz importante durante a limpeza das cortinas — uma vez que, em cozinhas, estão constantemente submetidas ao acúmulo de gordura e umidade.

Uma boa solução é a tela solar, que permite a entrada de luz natural, mas diminui a radiação solar, além de ser prática e fácil de limpar.

Você também pode optar pelo algodão, renda, poliéster ou linho. Caso escolha persianas para sua cozinha, os melhores materiais são o PVC, alumínio, bambu e fibras artificiais.

Que dimensões e cores são mais adequadas?

Os tamanhos de cortina dependem de vários fatores: se existe bancada sob a janela, que tipo de utensílio está sobre essa bancada e as dimensões da abertura a ser protegida.

Para maior segurança, caso exista fogão sob a janela, as cortinas devem ser feitas em comprimentos que respeitem a distância de 10cm de altura entre bainha e bancada e, durante o uso do fogão, é aconselhável mantê-las pelo menos à meia altura.

Já em questão de cores, depende do seu gosto pessoal e do estilo do ambiente. Uma aposta segura é escolher cortinas para cozinha em tecidos brancos ou off-white, pois combinam facilmente com qualquer decoração. Se gostar de cores, procure restringi-las a detalhes e bordados.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais? Descubra em nosso blog a melhor forma de decorar uma cozinha pequena!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.