Atrair clientes de arquitetura é um desafio que atormenta muitos diretores comerciais, gerentes de vendas e outros profissionais que trabalham neste ramo.

Isso porque, diferentemente de vendas mais corriqueiras, como roupas, calçados, alimentos, etc, empresários dessas áreas se comportam mais com a criação de suas obras arquitetônicas e a solução dos problemas do cliente do que com a esfera comercial.

Claro que as generalizações estão erradas, alguns profissionais têm os mais diversos perfis, mas podemos dizer que alguns arquitetos, principalmente empresários tendem a se concentrar mais na criação de ambientes e espaços para as pessoas.

Por isso, nesse artigo, vamos compartilhar com você os principais segredos para arquitetos que desejam ter mais clientes. Vamos lá?

Cenário do mercado de construção no Brasil

Antes de pensar em qualquer dica de como atrair clientes da construção civil, o ideal é entender o potencial desse mercado, como ele funciona, suas características, etc.

Dessa maneira, será possível ter benefícios como: 

  • Estratégia de conteúdo mais efetiva;
  • Maior vínculo com o público;
  • Maior atração de clientes;
  • Valorização do trabalho. 

De acordo com o último censo do CAU (Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil), existem mais de 83.754 arquitetos no Brasil, com centenas se formando em dezenas de faculdades a cada ano.

Por isso, é tão importante criar conteúdos relevantes e que atraiam clientes.

4 segredos para aprender a atrair clientes

Agora que você já sabe sobre a importância do conhecimento prévio do mercado da arquitetura, chegou o momento de descobrir quais são as melhores estratégias para prospectar novos clientes.

1.    Construa uma boa rede de contatos

Quando se trata de arquitetura, o gosto pessoal ou tendências arquitetônicas específicas podem desempenhar um grande papel na conquista de clientes, e manter relacionamentos é muito importante desde o início de sua carreira.

Além dos clientes, é muito importante construir uma boa relação com fornecedores, concorrentes, parceiros e amigos de profissão.

Ter uma ampla rede de contatos é fundamental para que a sua empresa tenha um bom desempenho no mercado. Por isso, ter relacionamentos, prestar um ótimo atendimento, ser referência em um tema com certeza vai te ajudar a atrair mais clientes.

Uma ótima maneira de nutrir esses relacionamentos é participar de eventos regionais ou até mesmo se conectar por e-mail.

2.    Invista no digital!

Por ser uma atividade visual, a arquitetura pode se beneficiar muito das mídias sociais. Aqui é possível investir em todas as plataformas que fazem sentido para o seu público-alvo.

Outro ponto importante é entender o comportamento de seus usuários. Verifique suas métricas de mídia social, pois cada mercado se comporta de maneira diferente e, ao saber dessas informações, você estará apenas aumentando seu potencial.

Felizmente, é possível utilizar o crm grátis em sua empresa e aprender a como ter um aprofundamento ainda melhor no estudo do perfil de seus potenciais clientes, pois essas são as principais chaves para o sucesso..

Após testar esses sistemas, estude o comportamento na internet dos seus clientes em potencial e comece a tornar sua empresa ativa nessas plataformas.

Ao investir em uma ferramenta de controle de leads, o seu posicionamento e a criação de conteúdo para as redes sociais serão muito mais precisos.

3.    Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo vai muito além de anúncios e redes sociais. Esta é uma técnica que utiliza blogs com artigos de interesse do seu público, direcionando-os ao seu site com textos relevantes e úteis.

Você também pode estudar sobre um app funil de vendas e oferecer e-books e outros materiais que fazem sentido com a jornada de seus potenciais clientes.

Em troca, você pode solicitar dados como e-mails e nomes de pessoas para começar a construir uma lista de clientes em potencial.

Esta é uma ótima maneira de encontrar clientes de construção.

Através de um bom sistema de crm, é possível unir esses dados e criar uma jornada rica em detalhes e métricas.

4.    Faça bons parceiros

Construir conexões fortes, principalmente com fornecedores, pode garantir muitas indicações de negócios, fidelizar seus parceiros e conquistar clientes juntos.

As parcerias é uma das melhores maneiras de maximizar seus esforços para conquistar novos clientes e reter os antigos. Você pode unir as estratégias de marketing de conteúdo, comercial crm e muito mais.

Isso pode ajudá-lo a construir a imagem da sua marca, tornar-se referência e ter cada vez mais autoridade nos temas que lidera.

Após a primeira colaboração, o fluxo dos outros é mais natural. O que importa é que você forneça algo de valor ao invés de apenas se concentrar em pedir para ser divulgado. 

Assim, você conseguirá se destacar no mercado, aumentar o número de clientes e consequentemente, ter melhora nos seus lucros.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

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