Uma das melhores maneiras de aproveitar o final de semana em casa é ter uma área de lazer. Além da possibilidade de curtir com a família, é um espaço para recepcionar os amigos com conforto, para que todos se sintam bem.

Não é à toa que vários moradores, logo que adquirem um imóvel, já projetam uma área, como espaços gourmet, uma varanda ampla, jardins, ou até mesmo um deck para piscina. As possibilidades são inúmeras, dependendo da sua residência.

Inclusive, vale ressaltar que não é preciso dispor de uma casa grande para a construção de uma área de lazer. Vários projetos incluem sacadas de vidro para apartamentos, como uma maneira de aproveitar melhor os espaços, mesmo em imóveis menores.

Portanto, se você está procurando ideias e inspirações para construir o seu espaço, veio ao lugar certo! No artigo de hoje, trouxemos 5 dicas de decoração para a área de lazer da sua casa, para que você tenha um ambiente confortável e que atenda às suas necessidades.

1 – Comece escolhendo o estilo de decoração

O primeiro passo é começar selecionando o estilo que melhor agrada os moradores. Hoje em dia, há uma grande infinidade de possibilidades, desde uma decoração mais simples, até projetos extremamente sofisticados.

O ideal é escolher um estilo que comporte o seu estilo de vida e transmita os gostos pessoais, para que você se sinta verdadeiramente em casa.

Além disso, vale considerar os aspectos que envolvem uma área de lazer, principalmente quanto ao local da casa onde o espaço está. Por exemplo, em um jardim, é interessante optar por um estilo mais rústico, para rememorar o campo e as fazendas.

Desse modo, é possível investir em materiais que remetem à natureza, como pisos ecológicos de madeira, revestimentos em pedras, tijolinhos à mostra, entre outros.

Vale dizer que o estilo rústico é um dos preferidos para as áreas de lazer, justamente porque ele é capaz de transmitir conforto e deixar o ambiente intimista. Fora que a grande parte dos materiais naturais tem uma manutenção muito mais simples.

Mas sabemos que esse estilo pode não agradar todo mundo. Isso não é um problema, já que é possível contar com outros modelos de decoração que tornam o ambiente tão confortável quanto o rústico.

Outro exemplo é o retrô. Ele é ótimo para imóveis mais velhos, já que dá para aproveitar muitos elementos que já estão na casa. 

Ou seja, ao invés de trocar um piso inteiro, a opção é fazer a raspagem de assoalhos de madeira preço diferenciado para devolver o brilho ao revestimento.

O estilo retrô também permite o aproveitamento de azulejos, móveis e outros itens que compõem uma decoração. Com isso, o seu projeto pode ficar muito mais barato.

2 – Defina as tonalidades que irão compor o ambiente

Após escolher o estilo que melhor atende às suas necessidades e gostos pessoais, está na hora de definir as cores usadas no ambiente.

Vale lembrar que a área de lazer deve ser um espaço de conforto, por esse motivo, a escolha das cores faz toda a diferença. Dependendo do tom, o ambiente pode transmitir várias sensações, daí a importância de conhecer um pouco da psicologia das cores.

Abaixo, confira algumas das principais cores e os seus respectivos sentimentos.

  • Amarelo: alegria, energia, diversão;
  • Laranja: criatividade, apetite, ânimo;
  • Azul: segurança, positividade, calma;
  • Verde: bem-estar, saúde, tranquilidade.

É preciso ter cuidado para não exagerar na composição de cores, uma vez que o excesso também pode cansar a visão e comprometer todo o conforto da sua área de lazer.

Para espaços externos, é comum apostar em cores que combinam com a madeira, para criar um ambiente mais próximo da natureza e confortável. Por isso, os tons de marrom e bege são predominantes.

Porém, você pode adaptar os móveis e alguns elementos decorativos conforme a sua paleta de cores. Por exemplo, as cadeiras amarelas podem dar uma vida a uma área onde as cores neutras são predominantes.

Inclusive, os tons quentes, como o coral e laranja, criam um ambiente propício para o conforto, principalmente para as tardes de verão.

3 – Escolha móveis resistentes para o espaço

A escolha dos móveis faz toda a diferença para a decoração da sua área de lazer. No entanto, é importante prezar por materiais resistentes, ainda mais se o ambiente for aberto.

Por exemplo, ao escolher uma porta de alumínio sob medida, lembre-se que ela precisa resistir às intempéries. Por esse motivo, é válido aplicar uma camada de material antioxidante para aumentar a durabilidade do artigo.

Isso vale para todos os móveis, incluindo cadeiras, mesas, prateleiras, entre outros.

Atualmente, um dos materiais que mais tem sido usado para área de lazer é a fibra sintética. Ela é capaz de suportar a ação do tempo e umidade, sendo ótima para ambientes abertos ou com piscinas.

Mas se a sua área de lazer é fechada, as possibilidades de móveis se ampliam. Uma dica é escolher itens que tornem o ambiente também confortável.

Por exemplo, caso tenha um painel de televisão, verifique como esconder um fio paralelo para home theater, para não deixar tudo espalhado pela área, o que transmite a sensação de desorganização.

4 – Dê atenção aos eletrodomésticos

Além dos móveis, a sua área de lazer também precisa contar com eletrodomésticos, ainda mais se a intenção é construir um ambiente para recepcionar os convidados. 

É muito comum que esses espaços tenham uma churrasqueira, já que é cultural do brasileiro recepcionar os amigos para um churrasco. Mas você pode incrementar o ambiente com outros itens, como fogões e fornos.

Aliás, há projetos extremamente sofisticados, por exemplo, apostando em uma empresa de paisagismo, que é algo que pode tornar o ambiente mais descolado e muito mais divertido.

Importante ressaltar que os eletrodomésticos também precisam armazenar as comidas e bebidas. Por esse motivo, se a sua área estiver muito longe da cozinha, vale a pena investir em refrigeradores e geladeiras.

Você também pode ter utensílios domésticos só para a área de lazer. Para não confundi-los com os artigos da sua casa, coloque etiquetas coloridas de identificação. Assim, é possível manter a ordem e não deixar nada faltar quando você receber uma visita.

5 – Coloque plantas na sua decoração

As plantas tornam o ambiente muito mais aconchegante e agradável. Tanto que muitos projetos de decoração para áreas de lazer possuem algum elemento da natureza, como pequenos vasos, samambaias, hortas, entre outras opções para aumentar o verde.

Claro que, se a sua área gourmet já for construída em um jardim, daí é só investir no corte e poda de árvores regularmente para manter a beleza e o crescimento saudável das plantas. Mas para quem não tem essa opção, alguns pequenos vasos podem solucionar o problema.

Engana-se quem pensa que as plantas só precisam aparecer em grandes propriedades. Ao contrário, até mesmo em apartamentos é possível decorar com vasos, desde que as plantas tenham condições propícias para se desenvolver.

Uma dica para quem tem esse problema de metragem é optar pelos famosos jardins verticais. Inclusive, eles são ótimos aliados da decoração em áreas de lazer, pois propiciam uma sensação de relaxamento e conforto.

Além disso, eles servem como decoração para as paredes, o que é ótimo para quem deseja um revestimento natural, mas não sabe qual escolher.

Na recepção de convidados, você pode colocar pequenos vasos nas mesas, principalmente de temperos, como manjericão, salsa, cebolinha e hortelã.

Bônus: faça um cantinho de descanso

Sabe os dias em que você chega extremamente cansado(a) em casa e só quer saber de relaxar um pouco depois do trabalho? Ter uma área de lazer pode ser a resposta para isso, ainda mais se ela contar com um cantinho de descanso.

Hoje em dia, vários projetos são desenhados com esse pequeno espaço. A intenção aqui é promover o conforto para o morador, principalmente, que precisa se desligar um pouco da rotina corrida e ter um momento de relaxamento.

Para montar o seu cantinho de descanso, basta investir em um espaço (não precisa ser grande) da sua área para colocar vários móveis confortáveis, como pufes, almofadas, ou até mesmo uma rede.

Além de combinar com a decoração do ambiente, será o seu local de refúgio em casa.

Conclusão

Ter uma área de lazer bem decorada é sinônimo de bem-estar e satisfação. Afinal de contas, é um local em que você pode relaxar, receber os familiares e amigos, até mesmo fazer uma refeição ao ar livre para aproveitar o dia.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como investir na decoração do seu espaço e, com isso, ter um ambiente totalmente adaptado para as suas necessidades.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.