A palavra reforma pode ser sinônimo de bagunça total. Mesmo que você só queira mudar o piso da sala essa tarefa pode te custar uma sujeirada só. A ideia de não ter que fazer aquela quebradeira soa como o paraíso da construção, por isso o piso sobre piso pode ser uma boa ideia.
Realmente essa solução é muito boa, mas deve-se ficar atentos a alguns cuidados na hora de se assentar o novo piso.
Dicas para se assentar piso sobre piso
1º A desvantagem de se colocar um piso sobre o outro é que você terá que ajustar, a nova altura, portas, janelas, pontos de saída de água, ou seja, tudo que estava sobre a base do piso antigo;
2º Verifique se seu piso base está regularizado, com o prumo e a planicidade adequada. Além disso, verifique se não há nenhuma peça antiga solta (para checar bata levemente com um martelo nas peças antigas. Se o som for oco provavelmente essa placa está descolada). Se alguma desses eventos estiverem acontecendo sua base deverá ser regularizada.
3º Utilize a argamassa apropriada. Trata-se da argamassa colante, ela é mais forte que a preparada na obra e evita que seu novo piso solte com o tempo. Existem argamassas específicas para áreas internas ou externas, elas podem ser usadas com praticamente todos os materiais, só não é recomendado para pisos maiores de 60cm. De qualquer maneira fique atento as especificações do fabricante.
Impermeabilização de piso sobre piso
Caso seja necessário impermeabilizar o piso de algum ambiente que está em contato direto com a água, você também não precisará de quebradeira na sua casa. Basta utilizar o impermeabilizante sobre o piso antigo e por cima aplicar a argamassa colante para aderência do novo material.
Imagem via: retaprene
Mais informações para construir piso sobre piso?
A revista Equipe de Obra fez uma matéria, com todos os passos explicadinhos, para o assentamento do piso sobre piso.
Photo Credit: eyewashdesign: A. Golden via Compfight cc