Diferentemente do que muitas pessoas pensam, uma esquadria é utilizada para diversas outras coisas além de fechar vãos e impedir a passagem em determinado ponto da estrutura. Hoje veremos os tipos de esquadrias e como elas podem ajudar na decoração.

E, embora não sirvam apenas para isso, diversos projetos de arquitetura utilizam desse recurso para aproveitar a luz natural de um ambiente ou mesmo para melhorar a ventilação daquele determinado lugar, criando um local mais arejado e confortável.

Em poucas palavras, é possível utilizar as esquadrias como integração aos ambientes, sendo uma prática bem comum e funcional dentro do mercado, principalmente em projetos residenciais arquitetura.

Além de tudo isso que já foi mencionado, vale lembrar também que elas servem como proteção para a sua residência ou construção, afinal, elas impedem a passagem de ventos fortes do exterior do local e impedem a entrada da água da chuva no cômodo.

Ou seja, a verdade é que as esquadrias são muito úteis no conceito de construção e proteção de sua casa ou no local onde serão aplicadas, sendo uma ótima alternativa para aqueles que buscam um visual mais bonito e diferentes das tradicionais paredes.

Pensando nisso, seja na contratação de uma empresa especializada em construção civil ou realizada por você e alguns ajudantes, vamos entender quais os tipos de esquadrias e conceitos que devem ser pensados durante a compra.

O que devo saber antes de comprar uma esquadria?

Claramente, se você nunca comprou antes uma esquadria, alguns cuidados são necessários no momento da compra e vale a pena refletir um pouco sobre eles antes de adquirir qualquer uma e acabar se arrependendo posteriormente. Eles são:

  • Segurança;
  • Qualidade do material;
  • Manutenção;
  • Ambiente exposto;
  • Funcionalidade.

Pensar nas características ambientais na qual a esquadria ficará exposta é uma dessas reflexões, afinal, ela tomará chuva, sol e vento. Sendo assim, você ou o arquiteto deve estar atento ao impacto disso em seu projeto.

Seja realizando a aplicação de cimento queimado no restante da casa ou tijolos, é importante ficar atento a qualidade e segurança das esquadrias utilizadas, para que não ocorram problemas futuros, os quais podem ser uma tremenda dor de cabeça.

Toda construção possui uma certa periodicidade para realizar manutenções e reformas, portanto, este é outro elemento que precisa ser pensado com cuidado, pois o desgaste ao longo do tempo é comum e será necessário realizar trocas.

Reflita sobre a vedação, isolamentos acústicos e, principalmente, sobre a qualidade que a esquadria utilizada terá. Todos esses detalhes fazem a diferença de um projeto de sucesso e um que possa te frustrar, mesmo que encontre esquadrias de alumínio SP baratas, a qualidade deve ser o seu guia.

E por fim, porém não menos importante, decidir qual a esquadria que faz mais o seu estilo dependendo do material escolhido. Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto no tópico a seguir.

Conheça os tipos de esquadrias

As esquadrias são divididas em algumas categorias baseadas em seus materiais. Elas podem ser mais caras ou baratas do que outras, além de aplicarem vantagens e desvantagens dependendo do lugar e da sua escolha.

Esquadrias de PVC

Famosas pela sua modernidade atual, as esquadrias de PVC são bastante duráveis e resistentes, além de serem bastante leves, facilitando o transporte e manuseio, fora o fato de contarem com um excelente isolamento acústico.

É fácil de limpar, precisando apenas de água e sabão, ou seja, a sua equipe de serviço de limpeza profissional pode focar em outras demandas e fazer essa em menos tempo ou por último, caso essa seja a vontade dela.

Suas desvantagens são o valor mais elevado e serem altamente sensíveis ao sol. Caso o material não seja de qualidade, o PCV pode facilmente amarelar e ficar feio.

Esquadrias de Aço

Com as técnicas atuais, o medo de corrosão dessas esquadrias ficou no passado. Hoje em dia, ela é bastante versátil e utilizada, além de bastante resistente. Cuidados com a sua manutenção são necessários, por isso, fique atento.

Evite esponjas de aço em sua limpeza e utilize soluções de sabão neutro e água para limpar tudo, adotando uma esponja ou pano macio. Embora seja mais pesada que as demais esquadrias, o baixo custo talvez compense a escolha.

Como desvantagem, pode-se citar a dificuldade de locomover a peça por causa do peso, baixo isolamento térmico acústico e baixa resistência a exposições climáticas, independentemente se for utilizada em uma construção com cobertura em policarbonato ou que se assemelhe a uma tenda.

Esquadrias em Alumínio

Assim como as esquadrias de PVC, as de alumínio são bastante leves e são ótimas em ambientes onde o clima varia demais, além do seu material anti corrosivo. O que pode deixar um pouco a desejar é o seu baixo isolamento acústico e térmico.

Sua limpeza e manutenção é realizada da mesma forma que as esquadrias de aço, necessitando de soluções de água com sabão neutro e utilizando um pano macio. A constância da limpeza dependerá do local de instalação.

Vale a pena o investimento pelo seu custo-benefício, e como maior desvantagem podemos citar que, para ter um isolamento decente, é necessário preencher com materiais como lã mineral para melhorar o efeito.

Existem outros tipos de esquadrias, mas as citadas são as mais comuns e utilizadas. No próximo tópico, abordaremos algumas ideias que você pode ter para utilizar esquadrias e ainda combinar com a sua decoração.

Esquadrias e as possibilidades de decoração

Seja para utilizar em uma sala de estar junto de um tecido rustico para cortina ou para uma área de lazer, é evidente que as esquadrias têm ganhado cada vez mais espaço no ramo de decoração de interiores e exteriores.

Iremos ver agora algumas ideias que podem te inspirar a adotar as esquadrias como um novo conceito para o lugar onde você mora ou possíveis novos projetos, fazendo assim com que essa ideia se torne cada vez mais atraente para as pessoas.

1 – Pode ser utilizada em um escritório

Quando utilizadas da forma correta, as esquadrias podem ser um ótimo divisor de ambiente e delimitar um espaço para ser um escritório, um pequeno jardim residencial ou até mesmo um quarto pequeno. As possibilidades são várias e são limitadas apenas pela imaginação.

Contrariando o hábito de utilizar bloco e cimento queimado valor, a maior vantagem para a decoração em utilizar esse tipo de esquadrias como divisórias é que a decoração exterior à divisão, fará parte do interior, afinal, se for feito de vidro, será possível enxergar tudo.

Isso transforma o ambiente e traz um visual mais moderno e limpo para o ambiente, além de ser muito prático.

2 – Criando o estilo industrial

Se utilizado junto de tijolos, as esquadrias têm o poder de transformar o ambiente em um moderno estilo industrial que, além de estar super na moda, é bastante bonito e atrativo para qualquer pessoa que visitar a sua casa ou o local que a ideia for aplicada.

Colocar algumas mesas de centro, sofá e janelas de vidro bastante grandes podem ajudar a trazer essa ambientação de anos atrás que, hoje, enxergamos como retrô e charmosa. Lembre-se que, neste caso, a disposição dos móveis também é importante.

3 – Varandas são uma ótima alternativa

Muitas pessoas adoram a ideia da varanda e ter aquele espaço único para relaxar e conversar, porém, além dos perigos que lugares altos podem trazer, chuva, sujeira e outros empecilhos podem atrapalhar e criar mais problemas do que trazer benefícios.

Neste caso, a utilização de esquadrias bem combinadas com vidros pode ser a alternativa ideal para você utilizar este espaço em sua residência e ainda sim trazer essa pequena sensação de liberdade ou de tranquilidade que as varandas tantos nos proporcionam.

4 – Jardins e áreas de lazer são bem aproveitados

Outras pessoas preferem utilizar esquadrias para fazer uma espécie de estufa e cuidar de um pequeno jardim. A vantagem é que as possíveis e rápidas mudanças climáticas não podem interferir ali dentro.

E é por isso que áreas de lazer têm adotado essa prática, afinal, manter as pessoas dentro de um local para tomar um café e jogar conversa fora com um lindo visual é uma ótima ideia.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco mais sobre as esquadrias, seus tipos, algumas vantagens e desvantagens, além de cuidados de manutenção e algumas ideias que servem para te inspirar a adotar esse conceito na sua casa ou em algum futuro projeto.

Apesar dos preços e valores variarem, é um fato que elas vêm sendo cada vez mais usadas pela facilidade de instalação e aspecto de beleza que podem trazer ao ambiente.

Que tal você ser a primeira pessoa da sua família ou grupo de amigos a adotar essa ideia? Utilize as informações disponibilizadas para criar o seu próprio estilo e inspirar cada vez mais pessoas a utilizarem esse estilo de decoração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

IMAGEM: Fundo foto criado por topntp26 – br.freepik.com


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.