Investir em um estilo decorativo para a residência é essencial para construir um imóvel confortável e belo. Nesse sentido, a decoração rústica é uma alternativa bastante interessante, sendo também uma das mais buscadas nos últimos tempos. 

Quem achava que o estilo rústico só era possível em residências mais afastadas das grandes capitais pelo seu clima de interior estava enganado. É possível aplicar as características desse tipo de decoração em qualquer imóvel ou localidade. 

De fato, um projeto que traz satisfação para o proprietário da casa é aquele que ajuda a criar ambientes mais aconchegantes, apostando na personalização dos cômodos e apresentando como resultado uma residência agradável e funcional. 

O estilo rústico é uma dessas possibilidades, justamente porque pode unificar o uso de materiais mais naturais na construção da decoração dos cômodos, sem deixar de lado a capacidade de conectar os moradores com a natureza. 

Isso não quer dizer que os móveis e objetos sejam exclusivamente feitos de madeira, por exemplo, sendo perfeitamente possível conciliar um revestimento cimento queimado com uma parede feita de tijolinhos. 

Até mesmo a estrutura de uma mobília confeccionada com ferro pode receber detalhes em madeira, e oferecer o ambiente rústico que se deseja com maior facilidade.  

Para ajudar no processo de decoração, é sempre válido buscar dicas e sugestões que tragam inspiração para a construção de um imóvel requintado, aconchegante e com o clima agradável que é característico do estilo rústico. 

Por isso, se você quer conhecer ideias que vão contribuir para esse processo, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema, o que vai ser indispensável para que você monte a casa rústica dos seus sonhos. 

O que é uma decoração rústica e quais as suas vantagens?

A madeira é um elemento interessante, sendo conhecida pela sua beleza e pela sensação de conforto que ela traz. Justamente por isso, é muito comum que na reforma de um imóvel se faça a restauração de tacos antigos em vez da troca do piso nos ambientes. 

Na decoração rústica, a madeira é um material bastante presente, dada a sua aparência que traz características naturais para dentro do imóvel e que possibilita que se construa ambientes finos e confortáveis. 

Para entender melhor sobre o assunto, é fundamental começar definindo o estilo rústico: ele segue uma linha voltada ao campo, com tendências rurais. Assim, é comum ver móveis com contornos mais naturais e menos industrializados. 

Justamente pela sua capacidade de remeter ao natural, tornou-se uma opção interessante mesmo para os grandes centros urbanos, pois traz um ambiente mais agradável e bonito, mesmo onde só há prédios e áreas com pouco verde. 

Nesse sentido, os tipos de materiais que mais são utilizados para construir uma decoração rústica são:

  • Madeira;
  • Couro;
  • Pedra
  • Barro;
  • Cal;
  • Cimento;
  • Ferro;
  • E metais não polidos.

Quando se contrata uma empresa de construção e reforma para os serviços de arquitetura de um imóvel, é comum que elas acabem não investindo tanto no acabamento dos ambientes, pois a presença de estruturas aparentes pode aprimorar o estilo rústico. 

Os móveis também são pouco trabalhados, pois quanto mais natural eles forem, melhor. As peças costumam ser mais pesadas que o comum, e um tipo de mobília que é bastante presente nesse estilo decorativo são as mesas feitas com tronco de árvores. 

Quais as vantagens da decoração rústica?

Existem diversas vantagens em se optar pela decoração rústica de um imóvel, e justamente por isso o estilo ganha cada vez mais adeptos. 

Uma delas é o fato de que se pode ter maior contato com a natureza mesmo dentro de casa, sendo esse um elemento que foi perdido principalmente por quem mora em grandes cidades. 

Além disso, também é possível citar a beleza desse estilo decorativo, pois os elementos utilizados para construir cada ambiente ajudam a dar uma identidade única para cada cômodo da casa. 

Outro ponto interessante é que as pessoas que sempre gostaram de seguir uma decoração que remete ao campo e às épocas coloniais conseguem trazê-las para dentro de casa, desfrutando de um local aconchegante e confortável com maior facilidade. 

Por isso, assim como o paisagismo e jardinagem SP é um serviço que traz a natureza para uma residência, a decoração rústica é diretamente responsável por conferir maior naturalidade a um imóvel, onde quer que ele esteja. 

As tendências para uma decoração rústica

Se você já se convenceu de que a decoração rústica é para a sua casa, certamente agora está se perguntando como fazer para inseri-la com sucesso nos cômodos do seu imóvel. 

Para tanto, é interessante conhecer as tendências vistas nesse estilo decorativo, para que se possa ter maior inspiração na escolha de cada item e de cada mobília que fará parte dos ambientes rústicos da sua casa. Por isso, conheça algumas delas a seguir. 

1. Dê preferência para os materiais rústicos

Como mencionado, o estilo rústico comporta o uso de alguns tipos de materiais, como a madeira, o ferro, a pedra e o couro. Sendo assim, nada mais interessante do que buscar produtos fabricados com eles. 

Assim como um portao para garagem pode ser feito de ferro, é possível encontrar peças diferenciadas confeccionadas em madeira, por exemplo, e que podem apresentar os contornos irregulares, típicos dos móveis rústicos. 

Além disso, a própria estrutura da casa pode contribuir para a decoração, de maneira que os acabamentos muito refinados podem ser dispensados, dando espaço para paredes de tijolinhos e com alguns elementos aparentes. 

Até mesmo a área externa da casa pode ser beneficiada com a aparência rústica, seja ela construída em madeira ou alvenaria. Para mantê-la sempre bem apresentável, é importante recorrer a uma limpeza de fachada periodicamente. 

Afinal, esse cuidado devolve uma característica mais bonita para a fachada do imóvel, valorizando o uso dos materiais rústicos também na sua construção e no seu visual. 

2. Escolha um piso de madeira ou cimento queimado

Duas fortes tendências da decoração rústica quando o assunto é piso são o uso da madeira e o uso do cimento queimado, que além de deixarem o local mais bonito, também são versáteis, e combinam com facilidade com outros itens desse estilo. 

A madeira, por exemplo, pode ser usada com tranquilidade nos dormitórios da casa, assim como na sala de estar, de jantar e escritório. 

Já o piso de cimento queimado se torna uma boa alternativa para a cozinha, podendo ser lavado sempre que necessário. 

Até mesmo na sala de estar é possível usar o cimento queimado, sendo uma dica interessante complementar o ambiente com o uso de um tapete, que será responsável por conferir maior conforto para o ambiente. 

Essas duas opções são uma alternativa para o piso de uma casa que segue o estilo rústico, deixando-a mais agradável e bonita. Para a parte externa da residência, não deixe de investir na manutenção de áreas verdes, deixando o jardim sempre bonito e bem cuidado. 

3. Selecione bons móveis

Os móveis são as peças de maior destaque dentro de uma decoração rústica. Sendo assim, escolhê-los com cuidado e atenção é essencial. 

Os confeccionados em madeira são, sem dúvida, os mais comuns, e podem receber tratamentos especiais para ficarem com a aparência envernizada ou fosca, de acordo com a preferência do proprietário da casa. 

Além disso, cadeiras e mesas de ferro podem ser complementares para criar ambientes aconchegantes. Nesse caso, a sugestão é apostar no uso de almofadas, que vão deixá-las mais confortáveis e elegantes. 

Para complementar, invista em armários de cozinha, cristaleiras, mesas de centro, criados mudos, gaveteiros, cômodas e camas, sempre dando preferência para aqueles fabricados com os materiais indicados neste artigo.

4. Adquira acessórios bonitos e diferenciados

Por fim, outra dica de tendência para a decoração rústica é o investimento em acessórios e artigos que sigam essa linha, e que vão dar um toque especial em cada um dos cômodos da residência. 

Em geral, é possível encontrar uma boa variedade de itens que podem ser usados nos mais diversos ambientes, trazendo o clima do campo para dentro de casa.

Um lustre sala de jantar, quadros com molduras rústicas, vasos de barro, almofadas com capa de couro, baldes de ferro e vários outros artigos são opções que combinam com qualquer tipo de cômodo. 

A ideia, nesse caso, é justamente trazer os elementos que são vistos em áreas mais rurais para o imóvel, sendo algumas sugestões ainda mais específicas. Há quem aposte, por exemplo, em colocar uma roda de carroça apoiada em uma parede, para diferenciá-la. 

As telhas de barro pintadas à mão podem ser também outro destaque decorativo, pois promovem um ambiente com aspecto de artesanal, o que é típico das regiões interioranas. 

Ao seguir as tendências citadas acima, é possível deixar o seu imóvel muito mais belo e natural, já que essas características remetem ao meio ambiente, o que traz aconchego e tranquilidade para dentro do seu lar. 

Por isso, não deixe de realizar essas escolhas e desfrute de uma residência rústica, valorizando a casa e garantindo que ela se torne um local acolhedor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.