O aço inox é uma peça que tem se popularizado, em grande parte por sua versatilidade e a possibilidade de utilizá-lo como decoração de diversos ambientes. O material, que antes era reservado a pias e outros objetos de cozinha, agora cria estruturas modernas.

Diversos eventos de arquitetura e decoração têm aproveitado o potencial do aço inox como elemento de decoração. O metal permite a criação de diversos ambientes com muito estilo, dando seu toque especial de modernidade e charme.

Suas qualidades o tornam uma excelente escolha para a decoração de inúmeros ambientes, seja com a utilização de uma mesa de aço inox ou de qualquer outro item feito com o material.

Dentre as principais opções que tornam o aço inox tão popular entre o meio da decoração e design, podemos citar:

  • Versatilidade;
  • Funcionalidade;
  • Sustentabilidade;
  • Qualidade.

Essas características acabaram tirando o aço inox das pias e levando para a decoração de ambientes, seja por meio de objetos decorativos, peças funcionais ou até mesmo revestimentos usando o metal.

Saiba um pouco mais sobre o aço inox

Sua popularização começou em ambientes profissionais. Muitos arquitetos e decoradores começaram a aplicar a peça em mostras e projetos residenciais arquitetura, como uma forma de inovar o ambiente e tentar novas possibilidades no design de interiores.

Os ambientes tiveram ótima recepção do público, que percebeu o potencial de decoração do metal. Com isso, novas peças começaram a ser criadas utilizando o material, explorando todo o potencial do aço inox.

Hoje, é possível ir muito além das pias e eletrodomésticos revestidos com este material. Você pode encontrar mesas, bancos, armários, peças decorativas e diversos outros elementos de decoração para diversos ambientes.

Uma das principais qualidades do aço inox é sua resistência, o que o torna muito bom para pessoas que desejam um item que terá boa durabilidade sem perder o brilho. Além disso, o material é de fácil higienização, o que ajuda muito a economizar tempo com faxinas.

Sua versatilidade é outro ponto importante para a popularização do material. É possível criar diversos objetos com o aço inox, além de utilizá-lo como revestimento em paredes, o que dá um ar de modernidade e estilo para o ambiente.

As peças funcionam muito bem em ambientes externos também, sua resistência é um diferencial para manter a qualidade e o estilo mesmo em um ambiente que sofre ações diretas de variações climáticas.

Sua tonalidade única deixa o ambiente cheio de personalidade, independentemente de onde você aplicará o material, seja nos detalhes de uma cadeira presidente escritorio, ou em outro local. 

Isso o transforma em um elemento decorativo muito interessante, que pode ser aplicado de diferentes formas. Além disso, trata-se de um material sustentável, principalmente porque o aço inox é um material reciclável, que pode ser reutilizado várias outras vezes. 

Ademais, a qualidade do material se mantém a mesma independentemente de quantas vezes ele seja remodelado.

Inclusive, hoje, um projeto de paisagismo de alto padrão hoje pode utilizar o aço inox como auxiliar para montar uma estrutura muito mais chamativa, sem prejudicar o meio ambiente.

Para efetuar a limpeza e manutenção do material é relativamente simples, sem a necessidade de produtos específicos ou de químicas fortes. Basta um pouco de sabão neutro ou silicone líquido e você consegue deixar a superfície como nova.

Principais características do aço inox

Para entender melhor como essa peça pode ser útil em seu design, é preciso compreender alguns de seus principais elementos, que podem fazer a diferença na hora de escolher os materiais que serão aplicados em sua decoração.

O primeiro ponto a se pensar é a resistência do aço inox a altas temperaturas. Isso indica que você pode usá-lo próximo a fogões e outras fontes de calor sem correr o risco de deformar ou danificar o objeto.

Por isso, são ideais para projetos de paisagismo residencial, que utilizam áreas externas e ambientes que têm acesso direto a variações climáticas.

Em cidades onde o verão é muito intenso, alguns materiais acabam sendo prejudicados quando colocados em áreas externas, mas isso não acontece com o aço inox. 

Além disso, ele também é muito resistente a elementos corrosivos, o que pode ser uma proteção a mais.

Esteticamente, o design do aço inox passa uma sensação de modernidade e leveza, ideal para uma série de possibilidades dentro da decoração e design. Seu estilo acaba sendo útil em qualquer tipo de ambiente.

Além disso, o aço inox possui um baixo custo de manutenção e alta durabilidade, o que compensa o investimento inicial para a instalação ou compra de móveis. O custo um pouco acima da média acaba se pagando nestes conceitos.

Como usar o aço inox na decoração

Para conseguir ter ideia de como usar o aço inox em diversos ambientes, você pode planejar sua decoração toda em volta do material, ou aplicá-la em algum elemento de destaque, dando uma atenção especial para o objeto.

Cozinha

Este foi o primeiro ambiente a utilizar o aço inox. No início, o material ficava restrito a pias, uma vez que sua alta resistência a temperaturas, tanto quentes quanto frias, tornavam o aço inox ideal para lidar com panelas quentes e objetos congelados.

Entretanto, com o tempo, as ideias de personalização foram se espalhando. Existe hoje uma série de elementos que podem utilizar o aço inox e fazer a diferença em sua cozinha. Isso vai desde eletrodomésticos que já vêm revestidos de aço inox quanto utilitários.

A primeira grande variedade veio nos eletrodomésticos, que começaram a apresentar modelos estilosos e arrojados usando aço inox. Logo, mesas e cadeiras tomaram o espaço da cozinha criando conceitos únicos de decoração.

A novidade do momento está no revestimento de parede em aço inox. Pastilhas de aço inox ajudam a criar uma cozinha muito mais sofisticada, podendo ser encontrada em diversos tamanhos e formatos, ideal para qualquer projeto de decoração.

Salas de estar

Este foi um dos primeiros lugares para o qual o aço inox veio, depois de sair do meio comum. As salas de estar podem ser completamente transformadas usando o material. Uma das utilizações mais comuns desse tipo de metal é como suporte para televisores e estantes.

O material acaba gerando um ambiente mais interessante, principalmente por seu estilo único, que dá uma impressão muito mais estilosa para o ambiente. Além disso, móveis e objetos decorativos podem receber o aço inox como parte de sua concepção.

Nesse tipo de ambiente, a combinação de materiais pode fazer a diferença, misturando o metal com madeira ou couro para conseguir um ambiente diferenciado e muito mais elegante, aproveitando peças únicas para dar charme ao cômodo.

Uma chapa de aço inox bem posicionada no revestimento também pode gerar um ambiente de destaque dentro da sala, o que é ideal para esse tipo de espaço, que preza pelo requinte e pela exclusividade.

Quartos

Se você está procurando charme e sofisticação para seu quarto, o aço inox pode ser uma excelente maneira de explorar esse conceito. Por ser um ambiente mais aconchegante, o ideal é usar o material para apresentar algum ponto de destaque, como uma cabeceira de cama.

Outras aplicações do material podem ser em espelhos ou objetos decorativos que aproveitem e deixem em foco o material nobre utilizado na decoração, criando assim um ambiente muito mais estiloso para seu quarto.

Banheiros

Os banheiros se valem do conceito de higiene e limpeza que o material oferece, para conseguirem usar em diversos pontos o aço inox como peça decorativa. Você pode pensar em diversos elementos do banheiro que podem ser substituídos.

Além disso, a utilização de uma barra de apoio para banheiro em aço inox torna-o, além de acessível, muito mais elegante.

Dentre os principais usos do aço inox em banheiros, é importante citar as próprias pias, objetos que já tradicionalmente usam o material, mas também bancadas e prateleiras. Por conta da facilidade em limpar, acabam se tornando um material ideal para o uso.

Varandas e sacadas

Estas áreas externas costumam ser muito valorizadas pelos moradores. Tratam-se de espaços de repouso e relaxamento. Aqui, os móveis de inox podem tornar o ambiente muito mais charmoso, com a tranquilidade de um material resistente.

Por conta de sua proteção contra corrosão, as intempéries do tempo acabam não prejudicando os móveis neste material, tornando-os ideais para áreas como sacadas de vidro.

Considerações finais

Antes restrito a algumas utilizações, o aço inox tem ganhado cada vez mais espaço, tanto nas residências como em ambientes corporativos, tornando-se uma peça fundamental para qualquer tipo de decoração.

Se você deseja um design moderno e estiloso, com detalhes importantes, precisa ter em mente que utilizar este material pode fazer a diferença em sua ambientação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

IMAGEM: Madeira foto criado por kjpargeter – br.freepik.com


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.