Um dos lugares que passamos mais tempo durante a vida adulta é no escritório. Seja um espaço compartilhado com outras pessoas, uma sala própria ou, até mesmo, um cômodo em casa para home office, esse deve ser um reflexo do profissional. 

Por isso, a ideia de que uma mesa, uma cadeira “de escritório” e um móvel arquivo em tons de cinza são o suficiente para ter um bom espaço já não é mais verdadeira, pois o ambiente pode ter espaço para refletir a personalidade do dono. 

Não perca mais tempo optando por móveis sisudos e que não tenham a sua cara, siga nossas dicas e saiba como ter um escritório sério e elegante, para ser um ótimo espaço de trabalho e de reuniões com seus clientes. 

Lembre-se: opte pelo prático 

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que o escritório precisa ser funcional. Isso significa boa luz, excelentes instalações elétricas, internet de qualidade, engenharia de ar condicionado e conforto para trabalhar e receber clientes. 

Assim, a primeira coisa que deve ser feita é adaptação às suas necessidades, garantindo que o espaço possa ser utilizado em sua totalidade e que tenha todos os recursos que são importantes para a atividade. 

Se muitos papéis devem ser guardados, é importante providenciar um móvel que sirva como arquivo e que torne rápida a busca pelos documentos requisitados no momento, assim como pode ser bom ter um scanner que torne mais simples a digitalização. 

Outro ponto muito importante é que a luz seja adequada para trabalhar. Por isso, não economize ao realizar o projeto de iluminação, pois poucas coisas são tão relevantes quanto ter uma luz que seja clara, mas não incomode em longas horas de trabalho. 

Em relação à iluminação, é necessário ter uma atenção especial com as cores que são escolhidas para o ambiente, uma vez que cores escuras naturalmente refletirão menos a luz natural e tornarão o local mais escuro. 

Pode ser interessante consultar também a empresa de pintura escolhida para garantir que as cores estejam de acordo com os propósitos pretendidos para o ambiente. Se você gosta muito de cinza chumbo, pode ser uma boa escolha para a sala de espera. 

Ao passo que, para o escritório em si, o uso de cores claras pode tornar o ambiente mais leve e iluminado para causar mais descanso e foco durante as longas horas de trabalho que serão ali empregadas. 

Busque referências

Para que você realize a modernização de seu escritório, um dos principais pontos é que você tenha referências de outros lugares que você considere bonitos, funcionais e, principalmente, profissionais. 

Por isso, monte uma pasta com imagens de diversos lugares que tenham exemplos de mesas, cadeiras, aparelhos e cores que serão parte de seu novo e moderno espaço. Entender claramente seu estilo e o que te agrada tornará mais fácil modernizar. 

Mesmo em outro tipo de decoração que não a empresarial, você pode encontrar referências que poderão ser aproveitadas, como um belo paisagismo residencial que lhe chamou atenção e que pode ser realizado na área externa de seu escritório. 

Por mais que um escritório arrojado seja bonito e dê aparência de modernidade, deve-se entender qual é o estilo que agrada e segui-lo. Pode ser que um espaço mais clássico, com toques atualizados, seja o que realmente agradará o profissional que o usará. 

É importante conhecer os próprios gostos e não se deixar levar por tendências ou opiniões alheias, pois quem viverá e realizará seus negócios nesse ambiente será você. 

Outro ponto importante é garantir que o estilo que foi escolhido tenha relação com a atividade que você empreende. Se, por exemplo, lhe agrada um estilo mais despojado e colorido, mas seu escritório é da área jurídica, será importante encontrar um meio termo. 

Dicas de decoração para seu escritório

Entre as formas de modernizar seu escritório, há algumas ações que podem instantaneamente trazer um ar mais arrojado e garantir que você alcance seu objetivo.

Antes de mais nada, reveja os equipamentos que possui. Por mais que você esteja acostumado com o telefone que tem há vinte anos, uma versão mais nova e sem fio poderá dar outro aspecto para seu escritório.

Isso vale também para computadores, impressoras e demais aparelhos que estejam presentes no escritório. Verifique se o aspecto é condizente com a imagem de modernidade que você quer passar.

Outro ponto é não ficar restrito a tons de cinza, prata e preto, que costumam dominar os cômodos da área corporativa. Pense fora da caixa para um esquema de cores que realmente o contemple. 

Se essas cores forem as suas preferidas, é possível modernizar e inovar utilizando papel de parede nestes tons, que traga um ar mais especial para o escritório e que seja elegante e sofisticado para impressionar clientes. 

O escritório deve ser profissional e sério para seus clientes, mas também deve ser um espaço agradável e feliz para você, que estará o dia todo nele. Assim, encontre cores que também te tragam esse sentimento.

Para modernizar, outras dicas são:

  • Uso de materiais modernos; 
  • Adotar máquina de expresso com cápsulas;
  • Trocar sofá por poltronas arrojadas;
  • Opte por móveis planejados;
  • Esconda os fios; 
  • Deixe senha do wi-fi exposta; 
  • Busque objetos de decoração mais pessoais.

Hoje em dia, um dos sinônimos de modernidade é oferecer um café fresco vindo de cápsula, portanto, ter uma máquina em seu escritório dará ainda mais aspecto de modernidade.

Em relação aos móveis, não precisam parecer ter saído de um filme de ficção científica para terem espaço em um escritório sério e moderno. Apenas devem ter sua personalidade e devem ser adequados para as necessidades do escritório. 

Uma boa opção são os móveis planejados, porque trarão exatamente a praticidade que você precisa, sem ocupar muito espaço, como não costuma ser possível em escritórios. Otimizar é a chave, sendo que isso pode ser feito com móveis planejados.

Quando se fala em engenharia de avaliações, é de entendimento que os escritórios melhor avaliados são justamente os que fazem bom uso do espaço, com aproveitamento de cada canto. 

Pensando nisso, confira mais uma dica, dessa vez voltada para a sala de espera:

A sala de espera

Se for o caso, planejar e modernizar uma sala de espera é tão importante quanto o escritório em si, pois, se houver qualquer problema, será lá que seu cliente precisará passar vários minutos, até mesmo horas.

Por isso, deve-se buscar oferecer o espaço mais confortável possível para que o cliente se sinta acolhido e saiba suportar a espera de forma mais calma. Por isso, sofás ou poltronas confortáveis, jornais do dia, revistas atualizadas e até um tablet deverão estar presentes. 

Além disso, entre as modificações que devem ser feitas para criar um espaço moderno, deve-se oferecer tomadas em lugares estratégicos, uma vez que quase sempre um cliente estará portando um celular ou outro aparelho que poderá precisar ser carregado. 

Não abra mão da segurança

Um aspecto que não deve ser deixado em segundo plano é a segurança. Por se tratar de um ambiente profissional, que pode abrigar arquivos de clientes e informações sobre finanças, o escritório é muito visado para possíveis assaltos. 

Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata de segurança. Ao buscar modernizar seu espaço de trabalho, opte pela instalação de câmeras de segurança Campinas junto a um serviço que realize também o monitoramento destas. 

Isso fará com que você tenha um espaço garantido, para poder trabalhar com tranquilidade, mesmo que fique até de madrugada envolvido em tarefas. Outro ponto vantajoso de ter câmeras é que o monitoramento ocorrerá mesmo na sua ausência. 

Com isso, há também a garantia de segurança mesmo se o escritório estiver vazio, bem como pode ser relevante também caso o pior aconteça e se tenha que identificar quem realizou delitos contra sua propriedade. 

Para garantir a segurança quando o espaço está vazio, o monitoramento de alarme é importante. Com essa ferramenta, pode-se ter certeza de que a propriedade está cuidada mesmo quando não tiver ninguém em seu interior. 

Outro ponto relevante quando se fala em modernizar seu escritório é garantir que todos os protocolos de segurança em caso de incêndio ou de acidente sejam seguidos. 

Isso significa providenciar a instalação de sensores, manter extintores sempre em dia e garantir que haja rota de saída para qualquer eventualidade. Com isso, você e seus clientes podem estar mais protegidos.

Caso o prédio escolhido não tenha, providenciar uma porta corta fogo acústica é interessante, porque se trata de um necessário artigo que pode salvar vidas em caso de incêndio.

Considerações finais

Manter um escritório organizado, com diversos recursos modernos, tanto para seu uso quanto para seu cliente é uma exigência dos dias atuais, quando a maioria dos negócios são realizados de forma remota. 

Assim, em qualquer ramo, desde um advogado autônomo até uma das maiores empresas de sinalização de emergência deverão oferecer a melhor experiência para o cliente, já que este se deslocou para estar ali.

Além disso, poucas coisas fazem mais pela produtividade do que estar em um espaço confortável, com todos os recursos disponíveis para realizar seu trabalho e alcançar o sucesso que seu negócio merece. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.